Criação do chef Christophe Lidy é eleita para representar o pão oficial da cidade
O Rio de Janeiro agora tem um pão para chamar de seu. Assim como Paris tem suas croissants, Lisboa tem seu pastel de Belém e Nova York é simbolizado por seus muffins, o Rio de Janeiro finalmente acaba de ganhar um pão que traduzirá a cidade e um de seus mais famosos pontos turísticos. Em concurso promovido pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e o Sebrae/RJ com patrocínio da Souza Cruz, foi escolhido o “Pão de Açúcar do Rio” em evento realizado no Morro da Urca no dia 1º de março, Aniversário da Cidade.
Participaram do concurso chefs padeiros com atuação de destaque na capital, que foram selecionados pela curadora, a jornalista Alice Granato. Entre eles Escola do Pão, Brasserie Rosário,Talho Capixaba, Le Pain du Lapin, Casa da Táta, Traiteurs de France, Canto do Pão, Paneteria Degustações e o Garcia & Rodrigues, ganhador do concurso.
A criação do chef Christophe Lidy levou massa folheada que reproduziu em miniatura as formas dos morros Pão de Açúcar e Morro da Urca, recheio de compota de maçã e por fora, crocante de castanha de caju com açúcar.
“Estou muito feliz e orgulhoso por ter criado algo que será representado no Rio de Janeiro e também no Brasil como um símbolo gastronômico para pessoas do mundo inteiro. A idéia do concurso não poderia ter vindo em momento mais oportuno para a auto-estima dos cariocas, que ainda comemoram a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, afirma o chef vencedor, Christophe Lidy.Um júri formado por 20 integrantes, entre jornalistas e conhecedores da área, chefs de cozinha, formadores de opinião e cariocas ilustres votaram nas melhores criações. Foram avaliados critérios como ineditismo, sabor (doce ou salgado), textura, apresentação dos pães e também o pão com maior inspiração no cartão-postal. As opiniões dos jurados tiveram 70% de peso na decisão pelo melhor pão. Os outros 30% foram por voto popular pela internet, através do site www.bondinho.com.br .
“Com o evento, o ganhador terá sua receita reproduzida em diversas padarias da cidade e ainda terá a honra de ter criado o pão mais carioca do Rio”, afirma Maria Ercilia Leite de Castro, diretora geral do Bondinho Pão de Açúcar. Os pães que entraram na disputa também poderão ser comercializados pelos respectivos estabelecimentos participantes.
O pão vencedor, com a assinatura do chef ganhador, será vendido em padarias do Rio certificadas pelo SEBRAE - que atualmente está capacitando 30 micro e pequenas empresas panificadoras - e comercializado nos pontos gastronômicos do complexo turístico.
Sebrae/RJ vê no concurso “Pão de Açúcar do Rio” a oportunidade de profissionalizar ainda mais o ramo de atividade na cidade. “O Estado do Rio tem aproximadamente seis mil padarias e o concurso é uma das ações do projeto de panificação e confeitaria do estado do RJ que tem como foco fortalecer as micro e pequenas empresas panificadoras do Estado do Rio de Janeiro e é uma chance de ouro para que elas se capacitem a funcionar com foco nas melhores práticas do mercado”, afirma Renato Regazzi, gerente da Área de Desenvolvimento Industrial do Sebrae/RJ.
Mais informações: FSB Comunicações, (21) 3206-5050
Suzana Wester – suzana.wester@fsb.com.br / Gustavo Pinheiro – gustavo.pinheiro@fsb.com.br
Enviado por Vanya Laseery - Marketing CCAPA - 10-03-2010
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