Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

Miguel Pereira: Anda Brasil

No Domingo 17 de Outubro participei de mais uma caminhada convidado pela amiga Guia CENI TARDELLI. Foi em Miguel Pereira, partindo da Fazenda Santa Cecília. O destaque do lugar foi a Capela feita pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1989 para a filha do dono da Fazenda quando fez 15 anos.
 IMG_0619     CAPELA SANTA CECÍLIA -1989     
Coloco aqui mini-histórico da Fazenda:
Fazenda histórica do ciclo do café, foi construída em 1770 em estilo colonial. No apogeu do Ciclo do Café, por volta 1840, seu proprietário, o Barão de Paty de Alferes, realizou uma reforma alterando seu estilo para neo-clássico. Localizada no Distrito de Vera Cruz, município de Miguel Pereira, possui em seus jardins uma capela projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer com um painel dedicado à Santa Cecília desenhado por ele em seu interior. Local de beleza cênica única, abre suas 20 suítes para hospedagem na modalidade do Turismo de Habitação. Dispomos de piscina, açude para pescaria, rio e cachoeiras propícios para banho, passeios à cavalo, curral e nas instalações da Fazenda, salão de jogos, sala de leitura e restaurante com pratos da culinária regional mineira, doces e queijos produzidos na Fazenda e um tira gosto exclusivo: o Pastel de Angu.
http://www.preservale.com.br/onde_hospedar.html

IMG_0668  IMG_0672

A Fazenda original foi Fazenda da Piedade de Vera Cruz (1770), sendo a construção da Capela de Santo Antônio (1898) outra data importante. Tropeiros, barões de Café, armazens e trapiches foram a origem do povoado, usando caminhos alternativos para o transporte de ouro e produtos da região. No início do século XX foi aberto ramal auxiliar da Estrada de Ferro Leopoldina que, partindo de Japerí, na baixada fluminense, atingia o rio Paraíba em Paraíba do Sul. Cabe destacar a ponte de Ferro de início do século ainda firme, porém, sem uso (Viaduto Paulo de Frontim).
IMG_0674     IMG_0675
Fonte: Prefeitura Municipal de Miguel Pereira.
O encontro teve comida “orgánica”, e uma visita a alguns destaques de Miguel Pereira, como a casa de doces, compotas e cristalizados (feitos com amor) CARMEM (Rua Dr. Pedro Saulo, nº 70- 2484-2933), e o Sítio Solidão, Lad. 4 de fevereiro, 73 – (24)2484-2404, www.sitiosolidao.com.br , com queijos e delicatessen.
IMG_0677       IMG_0681
Fico feliz de ter participado, e agradeço a Anda Brasil, mas muito mais a minha amiga CENI pela dedicação e produção do encontro.
Miguel Pereira também tem o Museu Francisco Alves, e o Parque Javary.
      CENI em M Pereira      IMG_0631
IMG_0637    IMG_0688IMG_0684     IMG_0658
Fotos: Gerardo Millone – 17 Outubro de 2010.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bonitas fotos de minha cidade. Pena não ter podido estar com vcs. Bjs
Cleopatra

Neyla disse...

Muito legal! Não tenho mais tempo pra esses passeios,sempre super ocupada, mas teria amado fazer esta caminhada! Quem sabe numa outra oportunidade...