ESPAÇO CULTURAL FGV( Fundação Getúlio Vargas)
Rua da candelária, Nº. 6 - Centro - Rio de Janeiro
- a 50 metros da entrada do Centro Cultural Banco do Brasil -
A exposição é simples, mas tem boa distribuição de informação escrita e visual na entrada da FGV. O que se destaca é o Folheto, um verdadeiro mini-livro com um belo resumo do histórico do Turismo no Rio, e uma Cronologia estampada no chão do salão.
Envio aqui uma PÉROLA desse folheto, destacando a falta de GUIAS em 1907:
Em 1907, chegou ao Rio o navio Byron, trazendo um grupo de turistas na primeira viagem à América do Sul promovido pela filial de Nova York da agência Thomas Cook, pioneira no turismo internacional. O periódico Correio as Manhã aproveitou a oportunidade para desfiar um rosário de lamúrias sobre a ausência de infra-estrutura turística e as precárias condições de receptividade oferecidas aos visitantes:
“O que é de lamentar é que ao encontro desses excursionistas não possamos mandar cicerones habilitados, que os guiem inteligentemente, ministrando-lhes informações seguras e minuciosas acerca dos acontecimentos mais notáveis de que tem sido teatro a nossa capital, das transformações já realizadas e em via de realização, das belezas naturais que adornam, das nossas tradições, da vida, enfim, de uma grande cidade, sob os múltiplos aspectos por que pode ser encarada no espaço e no tempo”.
Folheto da Exposição Turismo no Rio de Janeiro – Bianca Freire-Medeiros / Celso Castro.
Fotos – Gerardo Millone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário