Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Triplaris / Pau-Formiga.

clip_image002clip_image006

Triplaris  - Pau-de-formiga

A TRIPLARIS está bem vermelha, lá na rua Correia Dutra frente à entrada da Administração do Parque do Flamengo.Frente, também, ao Edifício Seabra (1931),  Praia de Flamengo 88.

Origem: América do sul, Brasil.  Até 20 m. Flores: inverno.

É da família da Cecrópia (Imbaúba) com tronco parecido. Mas o que é vistoso é a Flor. Aqui, este está do lado da passarela frente ao hotel Gloria.

Tem muitas mais, e todas juntas, frente à Administração do Parque, frente ao Edifício Seabra, Praia do Flamengo, 88.

INFORMAÇÕES:

  • Nome Científico: Triplaris brasiliana
  • Sinonímia: Triplaris brasiliensis, Triplaris pyramidalis
  • Nome Popular: Pau-formiga, Pau-de-novato, Formigueiro, Novateiro, Pau-de-formiga, Paliteiro, Taquari, Pajeú, Tachi, Tangarana
  • Família: Polygonaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Brasil
  • Ciclo de Vida: Perene

O pau-formiga é uma árvore tropical majestosa, que impressiona por seu porte e florada exuberantes. Sua copa tem formato colunar a piramidal, com tronco retilíneo, elegante e oco, abrigando formigas em seu interior, numa interessante Pau-formiga, Triplaris brasiliana, Triplaris brasiliensis, Triplaris pyramidalis, , Pau-de-novato, Formigueiro, Novateiro, Pau-de-formiga, Paliteiro, Taquari, Pajeú, Tachi, Tangaranarelação de simbiose. A madeira é leve, de baixa densidade e a casca é cinzenta e levemente fissurada. A folhas são grandes, ovaladas, glabras, membranáceas e simples. Por ser uma espécie dióica (sexos separados), o pau-formiga apresenta indivíduos machos e fêmeas, que se diferenciam claramente durante a floração. As plantas femininas apresentam inflorescências eretas, com flores róseo-avermelhadas, vistosas, enquanto os machos têm inflorescências acinzentadas, afiladas, longas e pendentes. A floração ocorre no inverno e início da primavera e é bastante durável. Os frutos são do tipo aquênio, com cálice persistente e se disseminam pela ação do vento (heliófita).

Não há duvidas sobre as qualidades ornamentais dos indivíduos fêmeas, com suas floradas exuberantes. No entanto, apesar da floração mais discreta, os machos também são decorativos, além de serem essenciais à propagação da espécie. O pau-formiga apresenta crescimento rápido e seu porte varia de 8 a 20 metros de altura. Apesar do tamanho avantajado, não apresenta raízes superficiais agressivas, podendo ser plantado em calçadas livres de rede elétrica. As podas são desaconselhadas por descaracterizarem a copa. Seu uso também é de grande valia em reflorestamentos de matas ciliares.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, profundo, úmido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Árvore típica de matas ciliares, o pau-formiga prefere ser plantado próximo a cursos d'água ou lagos, onde se beneficia da umidade do solo. Pode ser cultivado em locais mais secos e drenados, mas neste caso requer irrigação regular. Fertilizações anuais na primavera e verão, estimulam intensas floradas e um crescimento vigoroso. Aprecia o clima tropical e subtropical. Multiplica-se por sementes.

FONTE: http://www.jardineiro.net/br/banco/triplaris_brasiliana.php

PESQUISAS:

clip_image007

                                                                 2009.