sexta-feira, 19 de março de 2010

LIVRO: "O Brasil de Gabriel Soares de Sousa e outras viagens".

Enviado pela Guia Marion Alberti via e-mail

Ensaio estuda textos do descobrimento do Brasil

Valdomiro Santana, Jornal do Brasil
RIO - Susto, espanto, maravilha. Com esses três signos que se ligam por parentesco e analogia, cada um se referindo aos outros, a literatura de viagens, uma das formas de saber da cultura ocidental até o fim do século 19, é o foco de "O Brasil de Gabriel Soares de Sousa e outras viagens, de Francisco Ferreira de Lima".
Três textos são estudados: o “Tratado descritivo do Brasil (1587)” de Gabriel Soares de Sousa – um impressionante levantamento de dados geográficos, botânicos, zoológicos, etnográficos e linguísticos – que é objeto de seis ensaios; a “Carta a el-rei dom Manuel sobre o achamento do Brasil (1500)” de Pero Vaz de Caminha, e a “História da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil (1576)” de Pero de Magalhães Gândavo.
Ferreira de Lima, pós-doutor em literatura pela Universidade de Londres, também é autor de O outro livro das maravilhas: a peregrinação de Fernão Mendes Pinto (Relume Dumará, 1998). O Brasil de Gabriel Soares de Sousa é leitura que, sem o peso do aparato universitário, prende, faz pensar. Isto se deve ao fato de ser o autor um estilista. E com toques do mais fino humor. Daí, a sensação que é perceber — e fruir — o tecido da escrita de cada um dos oito ensaios e o modo como dialogam e se iluminam.
O autor apresenta e destrincha o que chama de “retórica da sedução”, a estratégia usada por Gabriel Soares de Sousa para obter do rei Felipe II o apoio a uma viagem de mais de 100 léguas pelo sertão da Bahia até as nascentes do São Francisco, em busca de uma lagoa onde se acreditava existir ouro em abundância e a céu aberto.
Uma das linhas de força do livro é o exame do que escreveram Caminha e Gândavo sobre o Brasil, na perspectiva — e tão-somente — dos interesses coloniais do Império português, e do que registrou Soares de Sousa no “Tratado”, quando Portugal já estava, a partir de 1580 (até 1640), sob o domínio espanhol.
Estudo comparativamente hilariante é o do quinto ensaio, “A voz do outro: a diferença da linguagem, a linguagem da diferença”, em que entram a farsa de um romance de Umberto Eco, Baudolino, ambientado na Idade Média, e as viagens de Caminha, Fernão Mendes Pinto e Soares de Sousa, o “foneticista pioneiro” do Brasil.
Um livro que se recomenda não apenas à atenção de professores e alunos das áreas de letras e ciências sociais e humanas, mas de todos aqueles que, no país, continuam se perguntando por que aqui, após 500 anos de processo civilizatório, o espetáculo ainda é bárbaro, donde o deslumbramento, o pasmo e o assombro de todo dia.
Resposta a pedido: Editora 7 letras / Preço Livraria Saraiva R$ 34,00

BREJAL: CIRCUITO DE GASTRONOMIA RURAL

Enviado pela Guia Relindes Fonseca

Guia Virtual - GPS que acompanha Turista a pé (?)

A Guia Neyla Bomtempo achou esta curiosidade na Internet:
Mais um concorrente para o guia de turismo?
Ou simplesmente uma coisa a mais para preocupar a função dos guias de turismo?
Neyla
Trata-se de um GPS que o turista leva como uma mini note-book e va caminhando guiado pela telinha. Um "tour-guide virtual". Idéias para vender programas, com certeza, não testadas pelos usuários, e colocadas na Internet para tentar sorte e começar a vender. Tem de muitas outras cidades.... Ah, Mundo Virtual!!!
 
Rio de Janeiro Walking Tours and Map

Venture out on your own with a personal tour guide in the palm of your hand. Load your iPhone with the self-guided walking tours from GPSmyCity.com. No need to hop on a tour bus or join a group; now you can explore all the best attractions on your own, at your own pace, and at a cost that is only a fraction of what you would normally pay for a guided tour. You can check out the city's famous monuments, landmarks, museums and specialty stores; or find hidden gems, as if you had brought along a local guide.
Walking tours included in this application are:
* Castelo and Flamengo (10 sights)
* Bohemian Center (9 sights)
* Rio Famous Museums (5 sights)
* Rio Art Museums (7 sights)
* Places of Worship (8 sights)
* Rio Landmarks (9 sights)
* Rio Classic Architecture (10 sights)
* City Orientation Tour (12 sights)
* Rio Beach Walk (5 sights)
* Nightlife Tour (8 sights)
* Rio for Single Men (10 sights)
* Jewelry and Accessories (10 sights)
* Antique and Home Collectables (7 sights)
This revolutionary application is a smart travel companion, with a detailed city map and powerful navigation features built in. Hence, No Internet Connection is necessary, nor the costly roaming charges when traveling to foreign cities. This powerful navigation assistance includes:
* Touring route clearly displayed on map
* Precise turn-by-turn walking directions from one sight to the next
* FindMe feature displays your exact location, while an auto tracking feature displays your movement on map, so you always know if you are moving in the right direction
Enjoy more convenience, cost savings and better time spent on a trip. With GPSmyCity.com, your iPhone is your trusted personal tour guide.