Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

10 de Maio – Dia do Guia de Turismo

FELIZ DIA!!!!!!

Dia do Guia de Turismo - 10 de Maio
No meu caso, devo dizer Feliz Dia e Obrigado a tantos colegas que participam no crescimento do SITE http://www.oguialegal.com/, e do BLOG http://blogdooguialegal.blogspot.com/, enviando informações e boas opiniões com a (muito) feliz intenção de melhorar nosso trabalho.
Gerardo Nov 2009 BAIXA
Gerardo Millone - 10 maio de 2010

LOGO O Guia Legal-300-LISA
O Dia do Guia de Turismo, a ser comemorado no dia 10 de maio de cada ano, foi criado pelo Projeto de Lei n.º886/2002.de autoria do Vereador Otávio Leite, e sancionado pelo Prefeito César Maia, transformando-se na Lei n.º 3562/2003.
PROJETO DE LEI N° 200 - FEVEREIRO DE 2003.
(Do Deputado Bismarck Maia)
http://www.sindegtur.org.br/2006/legislacao.asp

Angélica Monnerat

Angelica Monnerat 2
Parabéns, amigo!
Vc MERECE  todo o sucesso do seu site/blog, porque o faz com seriedade e dedicação!
obrigada pela informações tão úteis que vc propaga, ajudando os colegas a trabalharem de uma forma diferenciada
BRAVO!

Ester Galleguillos
Ester Galleguillos guia

FELIZ DIA DE TURISMO ESPECIALMENTE A PERSONAS QUE COMO  TU  SON  NUESTRAS VOCES EN MOMENTOS DIFICILES, COMO LOS QUE PASAMOS EL AÑO  PASADO LOS GUIAS GRINGOS QUE  CON TU LIDERAZGO Y ACCIONES CONSEGUIMOS UNA EXCELENTE VICTORIA, Y QUEDA DEMOSTRADO QUE NO SE  NECESITAN DE TITULOS PARA PODER  HACER EL BIÉN, CUIDATE MUCHO
BESITOS
ESTER

Ceição Avelino

 Maria Ceição Avelino
AMORE, EU É QUE DEVO AGRADECER, ALIÁS O FAÇO AGORA, IMEDIATAMENTE, COM PRAZER, E AGRADECIDÍSSIMA POR FAZERMOS PARTE DESTE UNIVERSO MÍSTICO QUE É SER GUIA DE TURISMO.
HUG 
ceição

Bruno Casalini

Bruno Casalini
Caro Gerardo
Quero parabenizá-lo por esse dia muito especial para você. Você é o que se chama de "guia de turismo nato" porque se dedicou a esta profissão e com ela teve êxito pessoal. Somente uma pessoa com o "espirito de guia" tem a ideia brilhante de fazer este "site"  que tanto nos ajuda (apesar da maioria, eu inclusive, não manifestamos esta gratidão!!!). Obrigado tambem pelas recomendações via "o guia legal" de trabalhos que fiz.
Gerardo, continue este trabalho que tanto nos ajuda e certamente o maior beneficiado é você mesmo, eu torço por isso.
Saudações, Bruno

Ana Lúcia
A todos nós!! Merecedores de muitas congratulações e festejos sem fim!
Acima de tudo batalhadores incansáveis... dia a dia em busca de trabalho...
Vorazes na absorção de conhecimento e um coração enorme capaz de abrigar todos os nossos turistas!
Merecemos sim! Sem falsa modéstia!!
100000000000000 abços a toooddooosss nós GUIAS DE TURISMO!

Rejane Reis
Você merece! beijos

Marcia Silveira

 Marcia Silveira
Aos amigos e colegas de profissão, desejo a todos muitas felicidades neste nosso dia.
Que possamos realizar nosso trabalho com desenvoltura, dignidade e respeito.

Um abraço a todos.
Márcia Silveira
Cleopatra Scouris
Cleopatra foto

Obrigadíssima e um excelente dia do turista para vc. também.
Bjs
Cleo

Celio Botelho
Caro Gerardo, nosso Guerreiro!
Atraves de O Guia Legal quero transmitir a todos os meus velhos e bons amigos Guias de Turismo e tambén aos novgos, muita felicidade, muito sucesso, muita paz e bastante Ordem de $erviços. Quie Deus ilumine a todos protegendo seus trabalhos e seus caminhos.

Ana Lemos

Ana Lemos 2

OI GERARDO,NAÕ SABIA QUE HAVIA NOSSO DIA,QUE LEGAL!!!
FELIZ DIA DO GUIA PARA VC E MARIANO,E QUE VENHA BONS TRABALHOS !!!!!
BJS

A Caverna do Pão de Açúcar

Curiosidade oculta do atrativo turístico

By Milton Teixeira

clip_image002Todo o Guia de Turismo conhece esse morro, o mais característico da cidade, cantado e decantado mundialmente, com 395 metros de altura, galgados com facilidade pelo bondinho que vai ao seu topo desde 1913, e cujo nome é devido ao fato de os Portugueses acharem-no parecido com as formas de barro onde se colhia o caldo de cana purificado nos engenhos coloniais.

O que poucos talvez saibam é que o Pão de Açúcar também possui uma enorme caverna, aberta por uma falha na rocha gnáissica há, pelo menos, um bilhão de anos, no costão batido pelo oceano Atlântico, fora da barra. Ela é acessível por terra, por um caminho na rocha, depois da pista Cláudio Coutinho, como pelo mar, de caiaque.

Menos gente ainda sabe que até a relativamente pouco tempo ermitões nela residiam.

Desde os anos trinta, nela morou o português Eduardo de Almeida, que contava 58 anos em 1965, vivia da caça e pesca, inteiramente alheio à cidade e sua gente, as quais desconhecia por completo! Em princípios dos anos sessenta dividiu sua caverna com o casal Francisco de Brito e Isidia Maria da Conceição, mais sociáveis, pois vendiam mamão, laranja e banana que plantavam na encosta do morro aos frequentadores da Praia Vermelha.

Todos foram desalojados pelos militares da Fortaleza de São João em 1968 e desde então só os morcegos a tem habitado.

FONTES & FOTO: http://www.urca.net/ - http://www.amabotafogo.org.br/

Pesquisas

clip_image0042010.

Faculdade de Medicina da UFRJ na Praia Vermelha

Predio demolido deixou ainda um espaço vazio.
Fernando S.V. Martins
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criada  por D. João VI, através de Carta Régia assinada em 5 de novembro de 1808.  Denominada Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia foi instalada  no Hospital Militar do Morro do Castelo. Durante a Regência, em 3 de outubro de 1832, foi sancionada a lei que transformava as Academias Médico-Cirúrgicas das cidades do Rio de Janeiro e de Salvador (criada em fevereiro de 1808) em Escolas ou Faculdades de Medicina. Em 1856 a Faculdade de Medicina foi transferida para o prédio do Recolhimento das Órfãs, na Rua Santa Luzia (Centro do Rio de Janeiro), onde permaneceu por quase por quase um século. Em 12 de outubro de 1918 foi inaugurado prédio da Faculdade de Medicina na Praia Vermelha (Urca).
Em 7 de setembro de 1920  foi criada a Universidade do Rio de Janeiro (atual UFRJ), formada pela Faculdade de Medicina, Escola Politécnica e Faculdade de Direito. Em 1937, com a criação da Universidade do Brasil,  passa a ser denominada Faculdade Nacional de Medicina. Em 1973 a Faculdade de Medicina da UFRJ foi transferida da Praia Vermelha para o campus da Cidade Universitária da UFRJ (Ilha do Fundão). O prédio da Faculdade Nacional de Medicina foi demolido em 1975.
Faculdade Nacional de Medicina na Praia Vermelha.
clip_image002 clip_image004
Fonte: DOYLE MAIA , GB. Biografia de uma Faculdade: História e Estórias da Faculdade de Medicina da Praia Vermelha,  Ed. Atheneu, São Paulo, 1996.
NOTA: figuram na Internet muitas datas da demolição do prédio, indo as mesmas de 1975 a 1981!
“A velha faculdade Nacional de Medicina pode se ver na foto foi tirada em 1981 a alguns meses depois o governo militar iria derruba-la alegando ameaça a segurança nacional ??!!??” www.rioquepassou.com.br
Pesquisas
clip_image0062010.