Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Faculdade de Medicina da UFRJ na Praia Vermelha

Predio demolido deixou ainda um espaço vazio.
Fernando S.V. Martins
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criada  por D. João VI, através de Carta Régia assinada em 5 de novembro de 1808.  Denominada Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia foi instalada  no Hospital Militar do Morro do Castelo. Durante a Regência, em 3 de outubro de 1832, foi sancionada a lei que transformava as Academias Médico-Cirúrgicas das cidades do Rio de Janeiro e de Salvador (criada em fevereiro de 1808) em Escolas ou Faculdades de Medicina. Em 1856 a Faculdade de Medicina foi transferida para o prédio do Recolhimento das Órfãs, na Rua Santa Luzia (Centro do Rio de Janeiro), onde permaneceu por quase por quase um século. Em 12 de outubro de 1918 foi inaugurado prédio da Faculdade de Medicina na Praia Vermelha (Urca).
Em 7 de setembro de 1920  foi criada a Universidade do Rio de Janeiro (atual UFRJ), formada pela Faculdade de Medicina, Escola Politécnica e Faculdade de Direito. Em 1937, com a criação da Universidade do Brasil,  passa a ser denominada Faculdade Nacional de Medicina. Em 1973 a Faculdade de Medicina da UFRJ foi transferida da Praia Vermelha para o campus da Cidade Universitária da UFRJ (Ilha do Fundão). O prédio da Faculdade Nacional de Medicina foi demolido em 1975.
Faculdade Nacional de Medicina na Praia Vermelha.
clip_image002 clip_image004
Fonte: DOYLE MAIA , GB. Biografia de uma Faculdade: História e Estórias da Faculdade de Medicina da Praia Vermelha,  Ed. Atheneu, São Paulo, 1996.
NOTA: figuram na Internet muitas datas da demolição do prédio, indo as mesmas de 1975 a 1981!
“A velha faculdade Nacional de Medicina pode se ver na foto foi tirada em 1981 a alguns meses depois o governo militar iria derruba-la alegando ameaça a segurança nacional ??!!??” www.rioquepassou.com.br
Pesquisas
clip_image0062010.

Um comentário:

mario disse...

Fortaleza, novembro de 2012

Caro Gerardo,

Sou professor da Universidade Estadual do Ceará e, no momento, estou produzindo uma obra intitulada Quantos Brasis, de certo modo inédita no País, por tratar-se de uma abordagem interdisciplinar entre Literatura, Geografia e História do Brasil, que deverá ultrapassar as 2.000 páginas.

Por tratar-se de uma obra volumosa e realizada com recursos de um professor universitário e algumas poucas doações, venho solicitar a V. Sa. o email do autor de uma foto encontrada na URL http://blogdooguialegal.blogspot.com.br/2010/05/faculdade-de-medicina-da-ufrj-na-praia.html, da Faculdade de Medicina da Praia Vermelha (foto p&b), a fim de que possamos pedir autorização para publicá-la em nosso trabalho.

Estamos dando, como é justo além de legal, o devido crédito ao autor de cada fotografia (obra de arte), momento em que aproveitamos para agradecer seu gesto de compreensão e colaboração com esta iniciativa cultural.

Gratíssimo,
Prof. Francisco Coêlho Sampaio