quinta-feira, 9 de agosto de 2012

INTERESSANTE HISTÓRIA DA IRMÃ DO PEDRO II: Francisca D´Orleans, "La Belle Françoise".

Poucos Guias falam da Francisca d´Orleans, irmã de D. Pedro II, mas Francois Princess of Joinville 1844conhecendo a história dela, descobrimos que ela e o esposo François d´Orleans, príncipe de Joinville, participaram e muito na história universal.

Na sala das joias do Museu Imperial de Petrópolis está o cofre de porcelana e bronze dourado presente que o casal recebeu do Rei de frança Louis Philippe; na mesma sala podemos ver um belo quadro de Dona Francisca vestida de preto usando mantilha.

François era comandante da Marinha Francesa, e as placas que revestem a superfície do cofre fazem alusão à carreira do príncipe.

Em 1837, Francisco Fernando de Orléans, príncipe de Joinville, aportou no Brasil a caminho da Ilha de Santa Helena, onde deveria buscar os restos mortais de Napoleão Bonaparte e levá-los de volta à França. Durante sua escala, ele foi recebido pelo imperador D. Pedro II e conheceu sua irmã, a jovem princesa D. Francisca.

O almirante Francisco Fernando era o terceiro filho do rei Luís Filipe I de França e da rainha Maria Amélia de Bourbon-Nápoles. Retornou ao Brasil em 1843, casando-se com a princesa no dia 1° de maio daquele mesmo ano. O casal seguiu então na fragata "La Belle Poule" para a França.

cofre joias petrópolisO dote de D. Francisca era de um milhão de francos, ou seja, 750 contos de réis, e incluía terras em Santa Catarina, com 25 léguas quadradas (três mil braças), no nordeste da província, à margem esquerda do rio Cachoeira, onde atualmente é a cidade de Joinville.

Já saindo do Museu Imperial, frente à Sala de visitas da imperatriz d. Teresa Cristina, podemos ver dois quadros, um da Francisca e outro do François, belas copias de um dos mais renomeados retratistas dos nobres no mundo todo, Franz Xavier Winterhalter.

Francisca perdeu à mãe Leopoldina aos três anos (1827), e o pai deixou-a no Brasil aos sete anos. Era próxima de D. Pedro II, quem a chamava de “Mana-Chica”. Foi ela também quen enviou de Europa os futuros maridos das princesas Isabel e Leopolidina, as sobrinhas imperiais.

Na corte francesa, a educada e bela D. Francisca logo se tornou uma das princesas mais populares da corte. Era chamada de "La Belle Françoise". Tornou-se amiga de uma fidalga brasileira casada com um nobre francês, a condessa de Barral.

Francisco d´orleansEm 1848 a monarquia foi extinta na França, e os Orléans seguiram para o exílio. Dotada de espírito combativo, D. Francisca negociou com vigor com os republicanos a fuga de sua família. Exilou-se e manteve uma intensa troca de correspondência com seu irmão no Brasil.

Com dificuldades financeiras, os príncipes de Joinville negociaram as terras catarinenses com a Companhia Colonizadora Alemã, do senador Christian Mathias Schroeder, rico comerciante e dono de alguns navios. Assim nasceu a Colônia Dona Francisca, mais tarde Joinville, atualmente a maior cidade do estado de Santa Catarina.

Francisco Orleans Guerra Civil USA -2Francisca teve dois filhos, e falece em França em 1898. O marido em 1900.

Aqui vem a pérola da história do marido da Francisca, François. Quando irrompeu a guerra civil americana, o príncipe de Joinville, juntamente com seu filho e dois sobrinhos, foi a Nova Iorque oferecer seus serviços ao presidente Abraham Lincoln. Existe uma serie de fotografias muito divulgadas pelos historiadores americanos onde eles estão jogando dominó em 1862.

Foi escritor de vários livros, destacandose suas memôrias onde contou como transportou os restos do Napoleão. Escreveu também livros sobre assuntos navais e militares, como "Estudos navais"; "Inglaterra: um estudo do auto-governo"; "A guerra americana: campanha no Potomac" e "Outra palavra sobre Sadowa".

PESQUISAS::

clip_image0102012

FONTES: http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisca_de_Bragan%C3%A7a

http://imperiobrazil.blogspot.com.br/2010/08/o-imperador-do-brasil.html

Gerardo Millone – O Guia Legal – Estudos sobre a família Imperial do Rio.

Foto Quadro do Franz Xaver Winterhalter, Francoise of Braganza, Princess of Joinville, 1844.

Foto Quadro do Franz Xaver Winterhalter, Francois Ferdinad d'Orleans, Prince of Joinville (1818-1900)

Foto Cofre Sala de Jóias - Site Museu Imperial

Foto Civil War: Library of Congress, Prints & Photographs Division, LC-B8171-0356 DLC

2 comentários:

Neyla Bontempo disse...

Como sempre: um espetáculo! Muito interessante sua pesquisa.

Christa disse...

Gorgeous!