Nicolina Vaz de
Assis Pinto do Couto (Campinas, 1874 -- Rio de Janeiro, 1941)
foi uma escultora brasileira.
Eliseu Visconti -
Retrato da escultora Nicolina Vaz de Assis - Acervo do Museu Nacional de Belas Artes
do Rio de Janeiro
Iniciou seus
estudos na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de
Janeiro, onde ingressou em 1897, e teve como mestre Rodolfo Bernardelli.
Conquistou uma
bolsa de estudos junto ao Pensionato Artístico do Estado de São
Paulo o que lhe permitiu viajar para Paris e ali
permanecer de 1904 a 1907 em contínuo trabalho de aperfeiçoamento de sua arte.
Ingressou na Academia Julian onde recebeu aulas de
Falquieres, Puech, Maeder e Sueve.
No período em
que esteve na França, teve seus trabalhos aceitos noSalon de Paris. E no
Brasil participou com assiduidade dos salões organizados pela Escola Nacional
de Belas Artes entre 1899 e 1935. Em 1911 casou-se com o escultor
português Rodolfo Pinto do Couto.
Em 1950, a
direção do Museu Nacional de Belas Artes fez
realizar em homenagem à ilustre escultora uma exposição póstuma de suas obras.
Bibliografia
·
PONTUAL,
Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro;
Civilização Brasileira, 1968.
Fonte: wikipedia
DO BLOG “AS
HISTORIAS DOS MONUMENTOS DO RIO”
Em 1910, com a reforma da Quinta da Boa Vista promovida pelo
prefeito Serzedello Corrêa, Nicolina passou a ser a escultora oficial do
Ministério da Viação e Obras Públicas. Para o parque, executou os bustos em
bronze de Nilo Peçanha e de Grandjean de Montigny, hoje na Casa França Brasil.
O busto do paisagista do parque, Auguste Glaziou, ela executou em mármore de Carrara.
Nicolina realizou também dois conjuntos: um em mármore, chamado de “Canto
das Sereias”, e outro em bronze, chamado “Serpente”. Essas obras são o
maior legado público deixado pela escultora na cidade.
Busto do August Glaziou
O conjunto “Canto das Sereias” é um bloco de mármore maciço
no qual a artista esculpiu um homem caído sobre um rochedo entre várias
sereias, sendo que uma delas se volta para ele e o segura pelos braços, como se
ele estivesse desacordado pelo som da música entoado por elas.
A “Serpente”, erigida com perfeição na execução de sua pele,
parece emergir do lago. Originariamente, era um chafariz que jorrava água alto.
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