quinta-feira, 11 de março de 2010

Anac lança selo para classificar espaço entre poltronas de aviões

Empresas com aviões de mais de 20 assentos serão obrigadas a usar selo.
Etiqueta será obrigatória a partir do ano que vem.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou nesta quarta-feira (10) que terá um selo para classificar o espaço útil para os passageiros entre as poltronas dos aviões, inspirado no selo que indica o gasto de energia dos eletrodomésticos .
A Etiqueta Anac possui cinco faixas de classificação, de A até E. O nível A corresponde às aeronaves com espaço entre poltronas superior a 73 centímetros (cm).
A classificação B indica espaço entre 71 e 73 cm; a C varia de 69 a 71 cm; a D, de 67 a 69 cm; e a classificação E indica aviões com menos de 67 cm de espaço entre poltronas.
De acordo com a Agência, a ANAC tomou por base para definir as faixas da etiqueta a medição realizada em 5,3 mil passageiros, de 15 a 87 anos, nos 20 principais aeroportos brasileiros. Na média, a medida glúteo-joelho dos passageiros no Brasil varia entre 55 cm e 65 cm.
Segundo a Agência, todas as companhias que operam voos regulares com
aviões acima de 20 assentos deverão exibir o selo nos sistemas de vendas de passagens e colá-lo nas aeronaves.
As empresas aéreas terão até setembro para enviar a documentação com a medição de suas aeronaves para a Anac e mais seis meses para incluir a etiqueta informativa no sistema de reservas de passagens e nos aviões.
Do G1, com informações do Valor Online

Nenhum comentário: