Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

VISITA À COMUNIDADE SANTA MARTA

Ontem fui pela primeira vez à Comunidade Santa Marta em Botafogo. Acompanhei um Incentive Group da Elcotour com a Jeep tour e as guias Linda e Patrícia.
Tinha escutado muita coisa sobre o tour na Comunidade, que era incompleto, as ruas sujas, complicado e que não retrata as Comunidades como a Rocinha.
Não foi assim como pensei, ou me comentaram.
Gostei, e muito. A Linda fez um roteiro bem completo, com várias paradas que davam oportunidade para que um (bom) guia explique muitas coisas sobre o histórico das Favelas cariocas.
O QUE GOSTEI
# Santa Marta oferece uma proximidade arquitetónica excelente, com exemplos de construções de pau a pique, alicerces tipo palafita, e as novas construções feitas pelo programa de pacificação.
# As pessoas recebem bem, não tem muito movimento nos dias da semana, mas a "interação", tão importante nesta visita, existe.
# A laje com o monumento a Michael Jackson está ótima, não é enorme... mas vale a pena a visita.
# O primeiro stop, depois da subida pelas Laranjeiras, tem um magnífico visual do Pão de Açúcar e Botafogo.
# O caminho é firme, de cemento, está limpo, e tem muitíssimos pontos de vista da comunidade e da cidade do Rio.
O QUE NÃO GOSTEI
# O tour não pode ser vendido com mas duração que 2 horas, como muito 2 horas 1/2.
# Tendo PAX com problemas físicos, ou idosos, ou com vertigem, não é um tour aconselhável, descer escadas para muitas pessoas é pior que subir, e o Tour é praticamente uma descida com diversas paradas.
DETALHE
Se o Guia não conhece nem acompanha o tour relatando detalhes, passa a ser um passeio chato e sem conteúdo. A Rocinha impressiona pelo tamanho e percurso, Santa Marta pela proximidade que por momentos convida os passageiros a "mergulhar" nos becos, mas é necessário que o guia DESTAQUE muito que para um visitante, descendo escadas, passaria inadvertido.

Mas o saldo foi positivo, a Linda Pinto fez um ótimo trabalho e os pax (ingleses) saíram mais do que conformes com a visita.

GERARDO MILLONE - 14-03-2012
MAIS FOTOS



2 comentários:

Thiago Firmino disse...

Venha conhecere a real historia do Santa Marta com Guias locais. Empresas e outros guias não conhecem a real historia da favela.

www.favelasantamartatour.blogspot.com

Thiago Firmino disse...

Favela santa marta, thiago firmino